Estratégia de Desenvolvimento Territorial da Área Funcional da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Dirección Xeral de Patrimonio Natural/Consellería de Medio Ambiente e Cambio Climático de Galicia promoveram, no passado dia 17 de fevereiro, em Lóbios, o primeiro processo participativo para a elaboração da Estratégia de Desenvolvimento Territorial da Área Funcional da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés (EGEXUR), juntando os municípios e agentes locais dos dois lados da fronteira. Em causa está o desenvolvimento de uma estratégia integrada que fortaleça a articulação funcional dos 11 municípios compõem esta Reserva da Biosfera Transfronteiriça.
Enquadrada no período 2025-2030, a EGEXUR terá como foco prioritário a ação ambiental, abordando desafios essenciais como a conservação do meio ambiente e o aproveitamento sustentável dos recursos endógenos.
O processo de elaboração é baseado num modelo colaborativo e participativo, no qual estão a ser consultadas administrações, investigadores, agentes locais e especialistas em diferentes áreas, com o objetivo de definir uma estratégia eficaz e alinhada com as necessidades do território.